Coaching para Voluntários

“Não há limites para quem quer fazer o bem. Seja um voluntário.”

VICTOR S. GOMEZ

 

A percepção da necessidade do trabalho voluntário não é algo que surge agora, mas que vem, ao longo do tempo, ganhando força e visibilidade.

Existe, sim, uma visão mais humana e, que se fortalece, de acordo com os princípios e valores de cada indivíduo, da vontade de ser um “agente”, e não somente um “receptor” daquilo que o mundo oferece e transmite, e das intempéries a que somos submetidos no cotidiano.

 

“O Programa de Voluntários das Nações Unidas é o braço voluntário do Sistema da ONU, que apoia iniciativas de paz, ajuda e desenvolvimento em quase 140 países, criado em 1970 e administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).”

Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em 5 de dezembro de 2009

 

Agora, trazendo o assunto em pauta para a realidade brasileira, sabemos que nosso país vem passando por momentos extremamente difíceis, enfrentando uma série de problemas e se deparando com uma crise econômica e social lamentáveis.

Nós, brasileiros, estamos submetidos a medidas políticas que em nada nos beneficiam, ao contrário. Mais uma vez sofremos as consequências, injustamente.

Há um sentimento, uma sensação de tristeza e impotência que parecem acometer a todos…ou quase todos!

“Quase todos” porque muitas pessoas conseguiram perceber que de braços cruzados não podemos ficar, e compreendem que cada um de nós tem muito a oferecer em prol de um mundo melhor….

Eu, enquanto Life Coach…

Baseada nisso, acredito que uma sociedade unida e solidária, onde cada um possa ser parceiro do outro, tende a se fortalecer e alcançar objetivos comuns e fundamentais, assim como os direitos a que todos merecemos.

A todo tipo de Empresa, Instituições Educacionais, ONG´S, Eventos, Exposições….  

O incentivo ao voluntariado tem sido uma prática cada vez mais comum nas empresas e instituições, que veem nesta empreitada uma forma de “humanizar” as pessoas e ter uma atitude que vai além das salas, escritórios e paredes de concreto. Uma atitude de doação.

 

“O número de voluntários segue crescendo…Segundo pesquisa do IBOPE, 25% da população brasileira declara que faz ações voluntárias. No Brasil, o número de empresas que oferecem ou indicam programas de voluntariado aumentou nos últimos 2 anos. ” ( 2009 / 2011 )

Gazeta do Povo

 

O projeto de Coaching para Voluntários visa atender, orientar, acompanhar e assessorar todas as pessoas que desejam realizar um trabalho voluntário, independente da área pretendida, em qualquer momento de sua vida, e que precisam de motivação, entusiasmo e confiança para colocar em prática uma ação concreta e eficaz, colaborando para uma sociedade mais justa, digna e de qualidade.

Hoje tenho autoridade para exercer o meu trabalho com excelência…

Formada em Life Coach, Coach Vocacional, sou também Psicopedagoga, Pedagoga, Professora, Orientadora Profissional, Analista e Especialista em Recursos Humanos, Expert em Coaching em grupo, Coordenadora de Assessoria Educacional.

Trabalhei 35 anos como educadora em Instituições Educacionais, entre elas, o Colégio Notre Dame-Ipanema.

 Como voluntária, trabalhei 15 anos no NOAP- PUC – Rio, em colégios públicos como Psicopedagoga.

Participei do Projeto Governamental Prounir da PUC – Rio, também com universitários. 

Atendo em consultório há 15 anos, como Life Coach, Coach Vocacional,

Orientadora Profissional, Psicopedagoga e Pedagoga.

Também atuo junto a RAE (Rede de Apoio ao Estudante), no NOAP-PUC-RIO, como coordenadora de grupo, com universitários de todas as Graduações, Pós-Graduações, Mestrado e Doutorado, com atendimento Psicopedagógico.

 Coordeno e Supervisiono Assessoria Educacional, com uma equipe de 20 profissionais da educação e especialistas.

Grupo de Estudos na PUC – Rio/NOAP (Núcleo de Orientação e atendimento Psicopedagógico), e no consultório com a Equipe de Assessoria Educacional, além de atender estudantes de diversas faixas etárias, estagiários, vestibulandos, gestores em geral, profissionais de várias áreas e empresários.

Para saber mais visite: www.coachingpontojovem.com.br

Além de mais informações, você terá acesso a depoimentos de clientes e assessorados, de diversas idades e formações profissionais, que publicaram sobre seu crescimento pessoal e profissional.

 

SOBRE O TRABALHO DE VOLUNTARIADO

“Nova pesquisa revela o crescimento do voluntariado no Brasil”.

Instituto EDP (02/03/2015)

 

O trabalho de voluntariado engrandece e qualifica as pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. 

“O contato com a realidade e visão do mundo mais aprimorada estão entre as vantagens de participar de um projeto social”.

Vida de Estudante/ Portal Brasil (2017)

 

Aqueles que já realizam este trabalho descrevem os sentimentos de partilha e doação como algo único, que afeta, inclusive, a espiritualidade e o desenvolvimento do indivíduo como um todo.

 

“Através de uma amiga que já desempenhava esse trabalho, me informei e coloquei-me à disposição para ministrar aulas no Pré-Vestibular Social da UERJ, programa incentivado pelo SINTUPERJ. Realizo este trabalho voluntário há 4 anos, o de dar acessibilidade aos estudos àqueles que mais necessitam, e estou certa de que qualquer voluntário aprende e ganha tanto ou até mais que o beneficiado. Voluntariado e trabalho podem andar de mãos dadas. Acredite!”

Viviane D. ( 2017 )

 

       Todos os que incentivam e/ou promovem programas para o desenvolvimento do voluntariado, referem- se, principalmente, a pessoas que estão empregadas, e revelam os inúmeros benefícios que esta ação agrega ao indivíduo, tais como:

  • Prática de liderança e trabalho em equipe;
  • Estabelecimento de atitude proativa;
  • Observação concreta das necessidades;
  • Organização de prioridades;
  • Desenvolvimento do senso crítico e da empatia;
  • Aperfeiçoamento das habilidades;
  • Fortalecimento do indivíduo para o enfrentamento de situações- problema;
  • Comprometimento com a ética, a responsabilidade, o respeito e a tolerância, entre outros….

 

“Sou formada em Biologia e realizo o trabalho de voluntariado na SOZED, Sociedade Zoófila Educativa, um abrigo para animais abandonados. Estar junto a outras pessoas que têm o mesmo objetivo que eu, o de doar um pouco do seu tempo em nome de causas maiores e em busca de resultados positivos, é muito gratificante. Alimenta, todos os dias, minha esperança numa sociedade mais solidária e num mundo melhor. Porém, aconselho a quem deseja se voluntariar a procurar orientação profissional. Se eu tivesse feito isso, teria começado muito antes.”

Vanessa M. ( 2017 )

 

MELHORES PESSOAS, MELHORES PROFISSIONAIS…

Existe um método que proporciona 100% de sucesso nos resultados,

 

COACHING PARA VOLUNTÁRIOS
De Empresas, Instituições e afins…

Este projeto é direcionado a você, empreendedor, e a você, aspirante ao voluntariado, que ainda não conhece o trabalho do

CoachingPontoJovem, e se sente inseguro quanto as suas capacidades, quanto ao sucesso e potencial de que todos dispomos e precisa acreditar na superação, melhoria e aperfeiçoamento da sua empresa ou instituição e de cada um que nelas estão envolvidos.

 

“Não permita que ninguém destrua seus sonhos. Corra atrás deles, pois eles definirão o tamanho de suas vidas”.

ROBERTO SHINYASHIKI

                                                                                                        

INICIANDO O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO…

Se você tem o desejo de ser um incentivador do trabalho voluntário na sua empresa, instituição ou evento, e quer orientações e informações pertinentes, comece AGORA!

 

Dê o pontapé inicial….

Responda mentalmente estas perguntas e seja o(a) mais sincero(a) possível consigo mesmo(a).

  • Você já realizou algum trabalho de voluntariado?
  • Para você, qual é o trabalho de um voluntário?
  • Por que acha importante incentivar este tipo de ação?
  • Em que aspectos você acredita que o voluntário pode se aperfeiçoar e que benefícios poderá trazer para sua empresa/instituição e afins?
  • Acredita que o voluntariado é uma forma de colaborar para a aquisição de uma sociedade mais justa e feliz? 
  • O que você entende por Coaching?
  • Já teve este tipo de Assessoria/ Atendimento?
  • Acredita que essa Assessoria auxiliará efetivamente àqueles que dela participarem?
  • Quais são suas expectativas?
  • Reflita sobre suas respostas…

O Coach Paulo Carvalho, de Recife, é um dos voluntários O do Instituto Semear e diz:

 “O Coaching é um processo estimulante e criativo, que inspira a maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca do alcance de objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.”

Envie uma mensagem

Envie uma mensagem que responderemos assim que possível!

Not readable? Change text.