Psicopedagogia

 

Atendimentos em grupo e individuais

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

PAULO FREIRE

 

O perfil do Psicopedagogo (a) nasceu da necessidade de atender crianças, jovens, universitários e/ou qualquer ser aprendente, com dificuldades na área do aprendizado. Tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem, seus recursos diagnósticos,corretores e preventivos.Durante o diagnóstico e o atendimento Psicopedagógico, todos os aspectos cognitivo,afetivo e social devem ser considerados para a compreensão do processo do aprender humano.

A Psicopedagogia tem como objetivo desenvolver práticas que levem os alunos a uma reflexão sobre o significado do aprender, processo através do qual nos incluímos no mundo, e que está presente a todo momento, nos mais diversos lugares e independentes de nossa vontade consciente de adquirir conhecimento. Ainda que não nos sintamos dispostos a aprender, na verdade, qualquer que seja a informação, o estímulo ou a situação a que estivermos expostos representam um saber, é “o aprender” que nos aborda.

Ressignificar, portanto, a relação entre o aprender e o ensinar, entre o aprendente e o ensinante, é apossar-se de um processo que precisa tornar-se presente em nós para que possamos aprender ou ensinar de maneira responsável e adequada. Somente deste modo o Saber Pensar se torna parte de nós, propiciando-nos a posse da nossa autonomia ,não somente a nível de pensamento, mas também de ação e participação.

O trabalho psicopedagógico que desenvolve tem como meta proporcionar um espaço de reflexão sobre as estruturas de aprendizagem ,permitindo ,assim,focalizar as questões que possam se constituir em obstáculos à fluência do processo de construção do conhecimento. A proposta consiste em desenvolver práticas que levem o aluno a “aprender a aprender”, possibilitando-lhe integrar em sua conduta “o falar, pensar, agir e participar”, resgatando, desta forma, a fluência natural do ato de aprender.

 

“Educar é ensinar a pensar”

SARA PAIN

 

Como é o Diagnóstico Psicopedagógico?

O processo do Diagnóstico dá-se, em primeira instância,com uma entrevista inicial com o/a responsável, para saber qual é a preocupação do mesmo e/ou da instituição escolar. Após este encontro, o cliente terá quatro encontros individuais para aplicarmos algumas técnicas e avaliações necessárias para o diagnóstico EOCA, Avaliação Cognitiva, Avaliação Pedagógica, Avaliação Projetiva, com sessões de 50 minutos.
Acabadas as avaliações, teremos um novo encontro com o/a responsável para uma Anamnese.
Durante o diagnóstico é extremamente necessária uma visita ao colégio para uma escuta da psicopedagoga sobre o olhar da professora e da coordenadora, quanto à vivência do/a cliente dentro da instituição escolar, seu comportamento, rendimento escolar e a sua socialização no grupo escolar.
Já em uma outra etapa,avaliarei todas as hipóteses das sessões e visita ao colégio para realizar a conclusão do Diagnóstico. Conclusão realizada,marcaremos um encontro para a “devolução com o/os responsáveis, devolução para o cliente e devolução à escola”.
Só assim poderemos decidir todas as condutas adequadas para que possamos desenvolver um trabalho conjunto,psicopedagoga/ família/escola/ aluno, e promover melhoras nas dificuldades do cliente, em suas inseguranças e necessidades, para um melhor desempenho escolar e de vida!

 

Como é o Atendimento/Intervenção Psicopedagógica?

A Intervenção Psicopedagógica se inicia a partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, quando o psicopedagogo desenvolve propostas de trabalhos que estimulam as funções cognitivas necessárias para que o seu cliente comece a explorar o objeto de desejo nas atividades.Partindo deste interesse, ampliam-se as suas possibilidades,”no aprender a aprender”.
O trabalho do psicopedagogo contribui para a construção da autonomia, da criatividade e principalmente da sua autoria, através da relação entre “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”.
Durante as sessões com a psicopedagoga, poderemos utilizar recursos como jogos, livros,computador e diversos outros materiais, considerando o interesse do cliente.

 

“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.”

VINCENT VAN GOGH

 


Envie uma mensagem

Envie uma mensagem que responderemos assim que possível!

Not readable? Change text.